Vamos entender um pouco mais sobre o carro por assinatura?

Auto Avaliar 19 de junho de 2024 6 min. de leitura

Se olharmos para trás, há cerca de 5 anos, quase ninguém tinha ouvido falar em carro por assinatura. Mas isso mudou e hoje a pergunta, alugar ou comprar, é temarecorrente de conversas entre consumidores, lojistas e concessionárias. 

A modalidade de assinatura vem crescendo, ano após ano, e em 2023 atingiu o número de 130.000 contratos novos fechados. Ou seja, 130.000 consumidores entenderam que alugar o veículo era a melhor forma de atender suas necessidades de mobilidade e de ter um carro, seja para uso particular ou profissional.

A ABLA, Associação Brasileira de Locadoras de Veículos estima que esse número atinja 150.000 mil veículos contratados na modalidade, o que representa um crescimento de mais de 13% no ano. Os primeiros meses de 2024 mostram que as projeções estão corretas. No primeiro trimestre o crescimento foi de 12% comparado com o primeiro trimestre de 2023. 

Mas afinal, alugar é melhor do que comprar? A resposta mais correta para essa pergunta é: Depende! Cada cliente tem uma condição, financeira, de tipo de uso, de modelo de carro etc., então analisar o “caso a caso” é a melhor alternativa para chegar à melhor solução para o cliente. 

 

ASSINAR OU COMPRAR?

A compra de um veículo envolve o pagamento do todo, caso seja à vista, ou de parte do veículo, nos casos em que o cliente financia, no ato do fechamento do negócio. Se o pagamento é a vista o cliente desembolsa a totalidade do valor do veículo, e precisa considerar ainda o pagamento do IPVA, Licenciamento, Emplacamento (nos casos de 0km), seguro, e ainda tem que projetar os custos de manutenção, troca de pneus etc. 

Nos casos em que a compra é financiada o cliente desembolsa o valor da entrada e se compromete mensalmente com uma parcela que, em média, costuma ter uma taxa de juros anual de mais de 17%. Ou seja, além de ter que ser preocupar com IPVA, Seguro, Licenciamento, Manutenções etc., o cliente tem um aumento do custo real do carro, que são os juros do financiamento. 

Em ambos os casos, o carro perde valor, ano após ano, e isso também deve ser levado em consideração quando ele estiver analisando o melhor modelo de aquisição do veículo. No modelo de compra, financiada ou à vista, o cliente fica com o veículo e pode utilizá-lo como pagamento para uma troca ou realizar a venda e ficar com o dinheiro. 

Já na assinatura o cliente escolhe o modelo do veículo, podendo escolher cor, versão, acessórios etc., e define, já na contratação, um pacote de serviços indicando o prazo de contrato e quilometragem mensal a ser utilizada. Os planos vão de 12 a 48 meses em geral e possuem franquia de utilização de quilometragem mensal que vai de 1.000 a3.000 quilômetros por mês.

O cliente também desembolsa um valor inicial, mas, via de regra, é equivalente ao valor da primeira parcela de locação, o que é muito menor que o valor total do veículo ou de uma entrada. 

Na parcela da locação os serviços de IPVA, Licenciamento, Seguro, Manutenções, Pneus etc., já estão inclusos e o valor que o carro perde, ano após ano, é um “problema” da locadora. 

Além disso o cliente do modelo de assinatura conta com serviços como: Assistência 24hs, 0800 para suporte, gestão das multas de trânsito, gestão de sinistros/acidentes, veículo reserva entre outros. 

Ou seja, para os clientes que tem maior previsibilidade de uso dos veículos, como uma rotina de trabalho definida, (motoristas de app), ou particulares que tem a rotina de ida e volta ao trabalho, buscar os filhos na escola e fazer viagens esporádicas aos finais de semana o modelo de locação é um aliado já que ele tem os custos fixados na parcela, previsibilidade das despesas mensais, e ainda conta com uma série de serviços para gerir o uso do carro no dia a dia.

Mas e em termos financeiros, o que vale mais à pena? Quando a comparação é entre assinar ou financiar um veículo a conta quase sempre é mais vantajosa para assinatura.

Existem alguns fatores que explicam essa vantagem. O mercado vive hoje uma dificuldade de aprovação de crédito. De cada 10 pessoas que buscam financiamento para comprar um veículo, apenas 4, na média, conseguem ter o seu crédito aprovado. As entradas são de no mínimo 30% do valor do veículo o que, por vezes, inviabilizam o negócio. E as taxas de juros estão muito altas o que tornam as parcelas cada vez mais caras. 

Pensando nisso e para deixar ainda mais claro a diferença entre assinar ou financiar um veículo trouxemos para vocês um comparativo que ilustra melhor essas diferenças. 

Vamos comparar a compra de um veículo seminovo, Volkswagem Voyage 1.0 2023, com a locação do mesmo veículo feita com a Carflip, locadora do Grupo Auto Avaliar, especializada em assinatura de veículos seminovos, para particulares e motoristas de APP. No comparativo, a compra está sendo financiada, com 30% de entrada, e um prazo de 24 meses para pagamento. 

Vamos aos números:

Comparação detalhada de custos entre comprar e assinar um carro
Comparação de custos: Comprando vs. Assinando um carro

 

Nesse comparativo a economia, se o cliente optasse pela assinatura com a Carflip, seria mais de R$ 28.000,00 já considerando que, no financiamento, o veículo era do cliente e ele realizou a venda.  

 

Carro de Assinatura, um aliado do Lojista!

O carro de assinatura então pode ser um aliado do lojista? Nos acreditamos que sim! O modelo de negócio da Carflip é majoritariamente baseado em veículos seminovos.

A Carflip possui ainda uma régua de análise de crédito mais inclusiva, que aceita certos níveis de negativação do cliente e de score de crédito que, geralmente, não impeditivos para o cliente obter um financiamento junto aos bancos e instituições financeiras mais tradicionais. 

Então o Lojista passa ter o produto assinatura como seu aliado, já que passa a poder oferecer o produto para um público que, cada vez mais considerar a assinatura como a melhor alternativa para se ter um veículo. Ganha uma “segunda” chance com o cliente que não conseguiu crédito no financiamento. E para atender seus clientes a Carflip precisa adquirir veículos e faz isso com o parceiro que indicou o cliente em potencial ou trouxe o negócio. Ou seja, o Lojista ainda passa a vender o veículo para a Carflip, aumentando seu giro de estoque e de vendas. 

Se você ficou interessado em entender um pouco mais sobre o mundo dos veículos de assinatura e como a Carflip pode te ajudar a participar deste mercado que só cresce, entre em contato conosco ou visite o site da Carflip para saber mais.

Autor: Bruno Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e amplie os horizontes do seu negócio!

Iniciar cadastro

Cadastre-se agora!